Preservação tecnológica: Uma das primeiras estratégias de preservação, que consiste na criação de museus tecnológicos que foca essencialmente na preservação e manutenção do hardware e software necessários para a à apresentação dos objetos digitais. Dessa forma seria possível não só a reprodução, mas a possibilidade de experimentação destes objetos. Este tipo de estratégias introduz dificuldades ao nível da gestão do espaço físico, manutenção e custo de operação, tornando-as inadequadas para aplicação a longo-prazo.
Refrescamento: Consiste na transferência de informação de um suporte físico de armazenamento para outro mais atual antes que o primeiro se deteriore ou se torne irremediavelmente obsoleto. O refrescamento atempado de suporte não constitui uma estratégia de preservação por si só. Deverá, em vez disso, ser entendido como um pré-requisito para o sucesso de qualquer estratégia de preservação.
Emulação: baseiam-se essencialmente na utilização de um software, designado emulador , capaz de reproduzir o comportamento de uma plataforma de hardware e/ou software, numa outra que à partida seria incompatível.Migração: Preserva a integridade do objeto digital para uma futura recuperação. A migração tem como objetivo manter os objetos digitais compatíveis com tecnologias atuais. Por exemplo: Um arquivo texto produzido e salvo em Word 97 (.doc), convertido em formato Word 2007 (. docx).
Encapsulamento: método de armazenamento que consiste em guardar junto o arquivo toda informação necessária suficiente que possibilite a recuperação do mesmo por meio de conversores, visualizadores ou emuladores.
Referência:
FERREIRA, Miguel. Introdução à preservação digital – Conceitos, estratégias e actuais consensos. Guimarães, Portugal: Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2006.
ResponderExcluirPoderia me informar a que corresponde a foto desse post? Desde já, agradeço a atenção.
------------------
Marcia J. Bossy
mjbossy@gmail.com
-------------------------------------------
"El Universo, que otros llaman la Biblioteca ..."
Jorge Luiz Borges
--------------------------------------------