domingo, 27 de janeiro de 2013

O que é modelo OAIS e para que serve?


Pensando na problemática da perca de informações de suporte digital e em manter o acesso a objetos digitais ao longo do tempo o Open Archival Information System (OAIS) foi desenvolvido para ser um conjunto de normas capazes de regular o armazenamento em longo prazo de informação digital produzida no âmbito de missões espaciais.
A OAIS é um modelo conceptual que visa identificar os componentes funcionais que deveram fazer parte de um sistema de informação, arquivamento e manutenção de informação digital a longo prazo, é uma alternativa de padronização mais promissora para a área.
Seu objetivo é ampliar a consciência e a compreensão dos conceitos relevantes para a preservação de objetos digitais.  Lusenet (2002) transformar o antigo procedimento de preservar o objeto para o acesso apara um novo procedimento de preservar o acesso ao objeto.
O propósito mais importante do modelo de referência é facilitar uma compreensão mais ampla do que é necessário para preservar e acessar informações por longo prazo. Permite comparações de arquitetura, operação, estratégicas e técnicas de preservação, amplia o consenso em torno dos elementos e processos voltados para a preservação de longo prazo e acesso a informação digital, onde promove a expansão do mercado e o apoio dos fornecedores.
A Open Archival Information System (OAIS) é também de interesse das organizações e pessoas que criam informações que podem necessitar de preservação de longo prazo e bem como dar organizações que adquirem tais informações.

Referências:


BELLOTO, Heloísa L. Arquivos permanentes; tratamento documental. São Paulo:, T.A. Queiroz, 1991. 198p.

BRAND, Stewart. Scaping the digital dark. Library Journal, v. 124, n. 2, p. 46-8, feb. 1999.

JARDIM, José Maria. A arquivologia e as novas tecnologias da informação. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 251-60, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário